Viagem grátis ao país mais feliz do mundo!

 coalizao VERDE JPEG 1 263x175

Por Rosenildo Ferreira para a COALIZÃO VERDE (1 Papo Reto, Cenário agro e Neo Mondo) 

Nos últimos dois anos, a Finlândia foi eleita o país mais alegre do planeta. Seus cidadãos são tidos como pessoas descoladas que seguem apreciando as belezas da vida, em meio ao avanço da tecnologia sem que isso lhes cause estresse.  Esta característica, segundo o consenso geral, se deve à conexão dos finlandeses com a natureza. “Enquanto em outros países as pessoas vão para a terapia, o finlandês calça um par de botas de borracha e sai pela floresta a dentro”, destaca o comunicado do governo. 

Parece incrível, né? Bem, nós temos boas novidades: você, caro leitor, também poderá aprender a relaxar deste jeito. Basta seguir o manual de felicidade dos finlandeses. Pois é isto que promete um projeto para lá de inovador batizado de Rent A Finn (Alugue um Finlandês), criado pela agência oficial de turismo. A ideia é receber um grupo de estrangeiros dispostos a passar três dias numa bucólica cabana cercada de natureza por todos os lados. Tudo de graça. A única exigência é se deixar filmar durante a “experiência”.

O roteiro inclui atividades como: pescar, coletar de frutas e desfrutar de uma sauna – hábitos típicos dos finlandeses e que os ajudaram a tornar seu país o mais alegre do mundo.

A lista de anfitriões inclui até o prefeito da capital da Lapônia

Entre os anfitriões escalados para acomodar os integrantes da “experiência” estão Esko Lotvonen, prefeito da cidade de Rovaniemi, a capital da Lapônia. Ele promete pegar os visitantes de barco e ensinar a jogar mölkky, uma espécie de boliche apenas com pinos. É possível, também, se hospedar na casa de Hanna, uma profissional de TI que o levará para a casa da mãe dela em Helsinque. Lá, as opções de lazer vão desde colher amoras a pegar uma sauna. Por fim, o casal Linda e Niko, que vivem em Utö, um vilarejo de 40 habitantes, prometem aventuras "radicais" como velejar entre as minúsculas ilhas ou acampar.

Quem quiser participar da disputa deve preencher um formulário online e gravar um vídeo de três minutos falando de sua relação com a natureza e por que deseja visitar a Finlândia. A data limite é 14 de abril. Informações no site do projeto.

Depois é só torcer. 

*Com informações do site TreeHugger.com