Quem é: Bruno Pieters
Por que é importante: foi o primeiro grande estilista a criar uma grife baseada totalmente na ética e na transparência, em todas as etapas da produção
No mundo fashion, costuma-se dizer que “menos é mais”. Pena que algumas grifes acabaram levando este conceito para o campo dos direitos trabalhistas e sociais. Por conta disso, elas viram seus nomes arrolados em escândalos envolvendo irregularidades como o trabalho em condições análogas à escravidão, detectado ao longo da cadeia produtiva. Em nenhum destas “listas sujas” aparece o estilista belga Bruno Pieters, fundador da Honest By.
Não poderia ser diferente. A marca criada em 2012 tornou-se, rapidamente, uma espécie de queridinha de famosos e descolados em geral. E é fácil entender por quê. Mais que um código de barras e uma etiqueta, todas as roupas (calças, camisas, vestidos etc.) e acessórios (sapatos e cintos) da grife trazem informações claras e objetivas sobre a cadeia de fornecedores, o tipo de tecido usado (se foi feito com algodão orgânico, por exemplo), a utilização de material reciclado, ou se é livre de insumos animais (vegano). A formação do preço e a margem de lucro também são indicadas, sem rodeios, no site da empresa. Trata-se de algo até então feito apenas por confecções menores com alcance local ou fruto de trabalhos autorais.
A decisão de abandonar a moda tradicional deu-se após uma viagem à Índia. “Vi uma realidade completamente diferente, onde o mais completo caos se harmoniza com um estado de completa paz”, recorda. Além de criar coleções bonitas e conscientes, o estilista está empenhado em deixar seguidores. Para isso, criou uma bolsa de estudos, no valor de 10 mil euros, para jovens designers interessados em seguir seus passos. Bruno diz que a opção pela transparência total, mesmo em se tratando de um segmento altamente competitivo, foi o jeito encontrado para engajar um número maior de pessoas à causa. “Tudo o que eu desejo é que aqueles que amam o mundo da moda possam fazer escolhas responsáveis no ato da compra”, resume. “Muitas grifes se dizem transparentes, contudo fornecem informações tão vagas sobre seu trabalho que chega a ser uma ofensa aos consumidores.”
A trajetória do dono da Honest By é marcante. Aos 40 anos, ele possui no portfólio parcerias com gente do quilate do francês Christian Lacroix e do galego Antonio Pernas. Também assinou coleções para a grife italiana Hugo Boss. Em sua carreira solo, Bruno também foi bem-sucedido, tendo mostrado suas criações nas passarelas das semanas de moda em Londres e em Paris. Ao sair de cena, em 2010, ele doou uma parte de seu acervo para o MOMU Fashion Museum, da Antuérpia, e o restante passou nos cobres. Os recursos foram direcionados para os programas assistenciais da SISP (Sebastian Indian Social Projects), uma ONG que ajuda jovens carentes na Índia. A volta às passarelas atendeu à necessidade de colocar em prática sua nova filosofia de vida.
Este trabalho, no entanto, é feito com os pés no chão: “Não podemos perder de vista que estamos falando de um mundo composto por quase sete bilhões de pessoas e que, por conta disso, não será um pequeno grupo de consumidores e de empresas que irá ditar novas tendências, de imediato”, avalia. “Os clientes irão consumir sempre apenas o que eles desejam, mas a mudança só acontecerá se pararmos de promover e comprar produtos insustentáveis e produzidos de uma forma aética.”