Bayer mostra que DE&I traz inovação e competitividade no mercado

Bayer mostra que DE&I traz inovação e competitividade no mercado

Conteúdo oferecido por Bayer*

Em um mercado complexo e acelerado, a inovação é um dos diferenciais para as empresas que desejam ter mais longevidade e competitividade. Para isso, muitas organizações têm investido na construção da Agenda ESG (práticas ambientais, sociais e de governança corporativa) e destacado, no pilar social, a Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) como estratégia de negócio. Segundo o relatório “Diversity Matters”, da Mckinsey & Company, de 2020, empresas que investem em DE&I têm 59% mais de chances de superar a performance financeira de seus concorrentes. Já o estudo “Transforming enterprises through diversity and inclusion”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2022, mostra que uma empresa diversa impacta no desenvolvimento das equipes, produtividade, bem-estar e em maiores resultados financeiros.

O documento apresenta também que os turnovers são reduzidos quando as pessoas colaboradoras se sentem incluídas e parte da instituição, reduzindo os gastos com recrutamento e seleção para a reposição recorrente de funcionários, por exemplo. Outro ponto que a pesquisa traz é que com menos diversidade e inclusão, sociedades e organizações são prejudicadas e não conseguem se manter no mercado por muito tempo.

Consciente do potencial inovador que a diversidade traz, a Bayer, multinacional alemã referência nas áreas de saúde e agricultura, trabalha fortemente em sua jornada em DE&I desde 2006. Kleber Carvalho, Gerente Sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) para a América Latina na Bayer, explica a relevância de atuarem com DE&I como estratégia de negócio: “DE&I não é apenas um conceito ou uma tendência passageira. É um princípio orientador que molda a maneira como operamos, tomamos decisões e interagimos com colaboradores, clientes e parceiros. Acreditamos firmemente que a diversidade de perspectivas, experiências e talentos é essencial para impulsionar resultados em nosso setor, que é altamente competitivo”.

 

bayer diversidade 1 papo reto“DE&I não é apenas um conceito ou uma tendência passageira”, afirma Kleber Carvalho – Gerente Sênior de DE&I para América Latina na Bayer – Foto: Divulgação/Bayer Brasil

Além dos resultados e soluções, Carvalho ressalta que o impacto da inclusão de pessoas diversas na empresa vem sendo reconhecido e valorizado por meio de premiações renomadas no setor de atuação, relacionadas às práticas e ideias inovadoras, nos últimos anos. Alguns destaques são: Prêmio Valor Inovação – 1º lugar no setor Agronegócio, Ranking Carreira dos Sonhos – 10º lugar geral, Ranking Open Corps – 1º lugar no setor Agronegócio e 34º lugar geral, Top of Mind Index (100 empresas preferidas pelos jovens profissionais  até 35 anos) – 51º lugar geral, Prêmio BandNews Marcas mais admiradas – 1º lugar no setor Medicamentos & Biotecnologia, entre outros.

 Solução inovadora: formação de lideranças negras

Representando 56% da população brasileira (IBGE 2022),porém apenas 4,2% nos cargos de liderança (DIESE 2023), pessoas negras enfrentam inúmeras barreiras profissionais para ascender no mercado de trabalho. Como solução inovadora para esse problema estrutural, a Bayer Brasil lançou, de forma pioneira, em 2020, a primeira edição do Programa Trainee de Lideranças Negras, com 19 posições, o primeiro do país exclusivo para pessoas negras. Devido ao impacto da ação e ao engajamento das lideranças sêniores, a edição de 2022 contou com mais de 30 posições.

Com duração de 18 meses, a iniciativa contou com candidaturas de todo o país e sem a exigência de formações específicas. No decorrer do período, os trainees passaram por trilhas de desenvolvimento pessoal e profissional na organizaçãotendo experiência em diferentes áreas e aprendizado com lideranças sêniores. Em 2022, todos os 19 trainees de 2020 foram efetivados em posições sêniores, como analistas, especialistas, pesquisadores, entre outros. A turma de 2022 segue em desenvolvimento até completar o ciclo de 18 meses, na Bayer.

Carvalho enfatiza que todas as metas e objetivos de DE&I são pensados analisando a sustentabilidade empresarial a longo prazo, crescimento do negócio e desenvolvimento das pessoas. “Acreditamos que nossos esforços contínuos em diversidade, equidade e inclusão não apenas fortalecerão nossa cultura empresarial, mas também nos tornarão mais competitivos no mercado. A diversidade de ideias e perspectivas traz consigo a capacidade de inovar, antecipar as necessidades dos clientes e enfrentar desafios complexos da sociedade com soluções criativas. Ao incorporar isso em nossa estratégia de negócios, estamos construindo uma base sólida para o sucesso sustentável a longo prazo”.

Comprometida também em inspirar outras organizações e aprender coletivamente, a Bayer é signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial; da Mulheres 360; da Rede de pessoas LGBTQIA+ e da Rede Empresarial pela Inclusão Social (REIS). Além disso, a empresa também realiza eventos anuais de benchmarking para apresentar iniciativas de DE&I, desafios, oportunidades e resultados. “É muito importante esse movimento empresarial para promover trocas e saber o que está acontecendo no mercado. É uma agenda colaborativa e só vamos avançar se tivermos diálogos e inspirarmos outras organizações”, destaca Carvalho.

*Texto escrito pela jornalista Sandra Roza, especial para a Bayer.