Por dentro do novo capitalismo

Em muitos casos, as grandes guinadas na trajetória pessoal e profissional acabam se dando por obra do acaso. Isso vale tanto para empresários que comandam negócios que muitas vezes desfrutam de posição privilegiada no mercado, como também para altos executivos que desejam encontrar um novo significado para suas vidas. Não, não falamos aqui de rupturas à franciscana nas quais as pessoas deixam para trás os bens materiais e decidem optar por um estilo de vida para lá de espartano.

Definitivamente não é sobre isso que trata o livro De Dentro para Fora, assinado pelo jornalista e escritor Alexandre Teixeira, de 43 anos.

Em entrevista exclusiva a 1 Papo Reto, ele fala do processo de elaboração da obra que chega às livrarias no final de abril. A curadoria dos personagens envolveu o garimpo de brasileiros e estrangeiros apontados como protagonistas de uma verdadeira revolução que acontece no âmago do capitalismo. “Todos eles trabalham movidos por um propósito que vai muito além de ganhar dinheiro”, diz Teixeira. “Apesar de todos os negócios que eles dirigem terem como meta gerar lucro.”

Trata-se de um perfil um pouco diferente dos personagens enfocados no best-seller Felicidade S.A., lançado em 2012 e que se tornou uma referência no debate das relações de trabalho dentro das grandes corporações. Com o De Dentro para Fora Teixeira espera mostrar algumas das pessoas que ele classifica como rebeldes do mundo empresarial. “Todos eles acreditam que o livre mercado e o capitalismo podem se constituir em uma ferramenta de transformação da sociedade”, explica.

Mas como isso seria possível, já que o capitalista típico é apontado como um ser desprovido de alma e até mesmo, capaz de comer criancinhas?  “Um dos caminhos para isso se dá por meio da mudança do jeito de fazer negócios.”

E neste rol ele relaciona desde herdeiros de fortunas no patamar dos muitos bilhões, como Antonio Ermírio de Moraes Neto, fundador do fundo Vox Capital, quanto o consultor Lourenço Bustani, criador da Mandalah, passando por Marcel Fukuyama, CEO do CDI Global, que venceu um câncer agressivo, aos 23 anos. “Fukuyama trocou o sonho de ser milionário pela possibilidade de ser uma pessoa relevante na sociedade e que faz a diferença na vida de muitas pessoas,” exemplifica Teixeira.

Mas isso não significa dizer que somente os abnegados terão lugar no “céu dos capitalistas”!

Ao contar essas histórias, o jornalista e escritor diz que sempre toma o cuidado de não transformar a narrativa em um manual de auto-ajuda. Para ele, ninguém precisa quebrar a cara ou passar por uma grande decepção para mudar o jeito de fazer as coisas. “Bustani simplesmente resolveu aplicar os princípios de sua religião, o budismo, nos negócios.”

Obras do acaso

Aliás, em matéria de acasos e guinadas, Teixeira pode se considerar um professor. Paulistano de nascimento, ele construiu uma bem sucedida carreira ao longo dos 20 anos nos quais atuou como jornalista. Especializado em economia e negócios, ele passou pelas redações de alguns dos mais importantes jornais e revistas do Brasil. Este aprendizado marcou tanto que, quando perguntado sobre qual a sua profissão ele ainda responde: “jornalista!”. Isso, apesar de estar fora das redações desde o princípio de 2011.

Mas é compreensível. Afinal, parafraseando o compositor baiano Gilberto Gil, pode-se dizer que foi a lida na reportagem que lhe garantiu “régua e compasso” para alçar voo nos ofícios de escritor e palestrante (clique aqui para ver sua apresentação no Prêmio Empeendedor Sustentável 2015, de 1 Papo Reto).

“Para escrever os livros eu faço um trabalho semelhante ao da apuração de uma reportagem”, conta. “Começo uma pesquisa básica, entrevisto pessoas e a partir deste bate papo eu vou adicionando novos conhecimentos.” As palestras ele classifica, candidamente, como uma espécie de “apresentação das reportagens ao vivo”.

É deste jeito simples e bastante generoso que Teixeira descreve seu processo de criação. Generoso porque ele não leva em conta sua própria contribuição para transformar temas áridos em leituras fáceis e que fazem as pessoas refletir. Isso ficou claro em Felicidade S.A., lançado em setembro de 2012 e que se tornou um best-seller do gênero com vendas acumuladas de cinco mil exemplares.

Segundo Teixeira, colaborou para isso uma série de fatores que podem ser creditados, em parte, ao acaso e também a uma espécie de conjunção astral. A carreira de escritor nasceu a partir de um dilema profissional. É que poucos meses depois de ter sido promovido a redator-chefe de uma prestigiosa revista de economia e negócios, ele foi convocado para liderar um novo projeto editorial dentro da empresa. “Não queria migrar de área naquele momento e acabei saindo,” recorda.

O que seria um período sabático previsto para durar um ano, acabou desembocando na carreira de escritor e de palestrante de sucesso internacional. Mudanças também no estilo de vida. Tanto dele quanto do da esposa, a chef Gabriela Spinardi, sócia do Balaio Gastronomia (leia aqui reportagem Balaio de ideais e sabores). Venderam os carros e passaram a se locomover pela cidade de bicicleta, de ônibus ou de metrô.

Contado desta forma fica parecendo que a transição de carreira se deu em um passo de mágica e de forma tranquila, né?! Ledo engano.

“Apresentei os originais de Felicidade S.A. a quatro editores que o recusaram por achar que o livro falava de assuntos demais”. Nestas interlocuções Teixeira descobriu que a forma convencional de editar livros nada tem de romântica. “A maneira como alguns editores enxergam um livro é como se estivessem diante de um sabonete que tivesse de ser bem posicionado na prateleira de um supermercado.”

A sucessão de “NÃOS” acabou sendo positiva. Primeiro porque Felicidade S.A. escapou de entrar na “vala comum” dos livros de negócios. Segundo, porque ao ser abraçado por uma editora especializada em obras de jornalistas (a Arquipélago, de Porto Alegre), acabou tendo um tratamento bastante diferenciado. “A começar pela capa, a produção do livro possui um frescor e uma linguagem visual que não são típicas dessa linha editorial”, argumenta.

Hoje, Felicidade S.A. é visto como uma referência no tema sobre as relações de trabalho nas grandes corporações. Tanto isso é verdade que acabou transformando seu autor em uma dos mais requisitados palestrantes do Brasil. Somente no ano passado foram dezenas de apresentações, incluindo uma no Chile e outra em Buenos Aires. Mais uma vez, a rede de contatos funcionou positivamente. As duas agências que cuidam das palestras de Teixeira são comandadas por amigos ou parceiros de negócios de seus conhecidos.

Teixeira diz que escrever De Dentro para Fora foi tão gratificante que ele já está preparando um terceiro livro. Ele não revela mais detalhes. Porém, deixa escapar que poderá ser uma continuação deste apaixonante tema que é a busca de um propósito para a vida.

SERVIÇO:

De Dentro Para Fora

R$ 45

Lançamento: 28/4/2015

Local: Livraria da Vila do Shopping JK

Horário: a partir das 19h. Começa com uma palestra reunindo o autor e convidados