Valorização do trabalho sustentável

A união de esforços na divulgação de projetos robustos, destinados a promover a sustentabilidade, funcionam como um combustível para a equipe de 1 Papo Reto. No final de abril fechamos uma parceria de mídia com o Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha.

Trata-se de uma iniciativa importante no cenário brasileiro e nos enche de orgulho poder ligar nossa marca a um trabalho com elevado grau de consistência técnica e qualidade. Até porque a Alemanha tem muito a ensinar nesta área ao Brasil e ao resto do mundo.

Para dar início à parceria publicamos a primeira parte da entrevista concedida por Daniely Andrade, diretora de meio ambiente, energias renováveis e eficiência energética da Câmara Brasil-Alemanha. Ela fala sobre a importância de uma das mais abrangentes iniciativas na área de sustentabilidade empresarial e de Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

O que motivou a Câmara Brasil-Alemanha a criar o Prêmio de Sustentabilidade?

A Alemanha é um dos países que mais contribuem na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a sustentabilidade (meio ambiente e energia). Em consequência disto, o país também é um dos maiores exportadores mundiais de tecnologias nestes setores. Como representante da indústria alemã no Brasil, a Câmara Brasil-Alemanha criou no ano de 2000 o prêmio von Martius, a fim de incentivar e divulgar práticas e tecnologias sustentáveis.

Ao longo destes 15 anos, quais foram os projetos mais marcantes apresentados ao júri?

Alguns projetos importantes:
– Lajedo de Soledade (2000) – preservação de pinturas rupestres no RN;
– Projeto Reciclagem Integrada no CEAGESP (2004) – reciclagem de resíduos no CEAGESP;
– Projeto Banco de Sementes no Semiárido (2008) – criação de um banco de sementes do semiárido;
– Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (2000) – reserva extrativista na Amazônia;
– SPVS – Projeto de sequestro de carbono (2002) – reserva natural e fixação de carbono no PR;
– Projeto Brasil da Águas – Gerard Moss – mapeamento dos recursos hídricos do Brasil (2004);
– Projeto resgate de sementes de milho crioulo – EMATER (2006);
– Projeto Oásis de preservação da Mata Atlântica – Fundação O Boticário (2008);
– Projeto TAMAR 30 anos (2010);
– A garrafa que virou resina – uso de plástico reciclado em tintas látex – BASF (2003);
– Aproveitamento energético de lodo de ETE – Sanepar (2008);

Em quais aspectos o Prêmio tem contribuído para estreitar os laços entre as empresas dos dois países?
O prêmio conta com a participação e apoio de empresas alemãs estabelecidas no Brasil. O von Martius também contribui decisivamente para divulgar o conceito de sustentabilidade entre as empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha. Além disso, o prêmio conta com o apoio do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. 

Qual foi o objetivo ao rebatizar o evento como Prêmio von Martius de Sustentabilidade, em 2007?
A partir deste ano o prêmio ampliou seu foco de interesse, passando a incluir em seu escopo o tema da Responsabilidade Social Corporativa. Além das ações na área do meio ambiente e energia, o von Martius também contempla projetos de RSC.

A figura de von Martius é muito presente no Brasil, onde ele é nome de rua famosa no Rio de Janeiro. Contudo, pouco se sabe sobre a vida e a obra deste importante naturalista do século 19. Existe algum projeto destinado a melhorar o nível de conhecimento dos brasileiros sobre ele?
Von Martius pertence àquele grupo de cientistas e artistas que passaram a visitar o Brasil e a América do Sul a partir do início do século 19. Martius escreveu uma extensa obra sobre a flora brasileira, chamada à época de Flora Brasiliensis“. Esta obra foi digitalizada pela USP e se encontra no site http://florabrasiliensis.cria.org.br/.
Em 2008 a Câmara Brasil-Alemanha produziu um curto documentário sobre von Martius e sua época, disponível em: http://www.ahktv.com.br/video/186/martius-no-brasil-e-seus-reflexos-na-atualidade-1.aspx.

SERVIÇO

Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2015

Data para entrega de projetos: de 19 de fevereiro a 10 de agosto

Investimento: gratuito

Informações: www.premiovonmartius.com.br