Exposição de arte em SP celebra e divulga os ODS da ONU

Exposição de arte em SP celebra e divulga os ODS da ONU

“O Futuro que  Queremos” é o tema da mostra que versa sobre os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), evento gratuito, em cartaz na Estação Clínicas do metrô, até o dia 24 de agosto. A atração cultural é resultado de um trabalho que reúne artistas de vários estados brasileiros, com obras de arte exclusivas, a fim de promover uma reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva em relação ao desenvolvimento sustentável. Cada um deles retratou um desses objetivos, numa combinação de técnica e múltiplas linguagens artísticas.

Ao passar pelo corredor da Estação Clínicas (no acesso ao Hospital das Clínicas), os visitantes e os usuários do transporte público vão se deparar com 17 murais coloridos onde se destacam pintura digital, colagem analógica e digital, bordado, fotografia, grafitti, acrílica sobre tela, nanquim, ilustração, aquarela sobre papel e técnicas mistas, contemplando artistas que representam a diversidade brasileira, como indígenas, pretos, brancos, pardos, homens e mulheres, idosos e um coletivo.

As temáticas das telas – da ODS 1 até a ODS 17, foram assim sintetizadas: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes, e Parcerias e Meios de Implementação.

vida na aguaODS 14 - Wagner Kuroiwa

Em todos os quadros, há um QR Code que dá acesso a uma detalhada audiodescrição, favorecendo as pessoas cegas ou com baixa visão, para que  possam entender  o significado de cada obra.

Ao ser instalada em um espaço público e com grande movimentação de pessoas, a exposição democratiza o acesso às obras, à informação e à cultura.  “Conhecer e entender é o primeiro passo para a mudança de atitude, em prol do nosso planeta", comenta a curadora do evento, Soraya Galgane, da Pink Produções, empresa do grupo Elo3 Integração Empresarial. “A exposição lança um chamado para a ação: em vez de encararmos o futuro com inquietação, podemos, juntos, olhá-lo com esperança e propósito. Afinal, o futuro não está lá na frente. O futuro começa agora”.

A expectativa da exposição O Futuro que  Queremos  é  impactar mais de 4 milhões de pessoas.

O projeto conta com o patrocínio da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, via Programa de Ação Cultural (ProAC).

 

Serviço:

Exposição "O Futuro que Queremos" - Metrô Clínicas (corredor de acesso ao Hospital das Clínicas)

Grátis

Até o dia 24 de agosto

Horário: todos os dias das 4h40 às 0h

Instagram: @elo3cultura

Realização: Pink Produções Ltda, empresa do grupo Elo3 Integração Empresarial

Angélica Soller

Autor: Angélica Soller

Sobre o/a Autor(a) Angélica Soller é jornalista e relações públicas, proprietária da Angélica Soller Comunicação. Escreve sobre assuntos relacionados à longevidade saudável, empreendedorismo sustentável e “cases” de superação que sirvam de exemplo para transformar e fazer a diferença


Últimos artigos: