A edição 2025 do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, uma criação e realização de Jornalistas&Cia, os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e a Rede JP – Jornalistas Pretos, definiu os homenageados especiais desta edição da premiação. Assim como nos anos anteriores, a iniciativa concederá o Troféu Luiz Gama a um decano e uma decana negros, referências para o jornalismo brasileiro, e o Troféu Glória Maria para a Personalidade do Ano.
Para receber o Troféu Luiz Gama foram escolhidos os jornalistas Antonio Carlos Fon, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP, que teve passagens por JT, Veja, IstoÉ e Quatro Rodas; e Céres Marisa Silva dos Santos, ativista do movimento negro, coordenadora do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, em Juazeiro, na Bahia, e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
O Troféu Glória Maria será entregue à jornalista Flávia Martins, fundadora da Consultoria Diversidade Sustentável, ex-diretora do Museu Afro Brasil e ex-Presidente do Comitê de DEI da TransUnion Brasil.
As homenagens aos três profissionais serão entregues durante cerimônia de premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, marcada para 25 de novembro, na ESPM, em São Paulo. Durante o encontro, também serão conhecidos os TOP 10 +Admirados Jornalistas do Ano e os vencedores das categorias temáticas (Profissional de Imagem/Vídeo, Veículos Geral e Veículos Liderados por Jornalistas Negros ou Negra).
O Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras, conta com o patrocínio de Unilever e Uber, além do apoio da GSS Carbono e Bioinovação. As empresas interessadas em se associar ao projeto podem contatar a organização.
Mais informações com Vinicius Ribeiro (
Legenda da foto: (a partir da esq.) Carlos, Flavia e Céres
